quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Luta Pela Independência das Américas – História de Seus Heróis e Mártires - Osvaldo Orico


Com a publicação desta obra, intentamos destacar a participação que teve o Brasil na jornada libertadora da América. E, ao mesmo tempo, a origem e a saga de todos os movimentos insurreais de que resultou a conquista de sua independência política.
Escolhendo as figuras de Tiradentes, José Bonifácil e do Príncipe Dom Pedro como as mais representativas do descolonizato da América portuguesa, quis o Autor indicar os que iniciaram ou remataram o longo prazo e penoso processo da ruptura de uma colônia que, desde 1789, porfiava tornar-se uma nação.
Todo o país aceitou a seleção feita por Osvaldo Orico em livros anteriores, do que é testemunho as imagens com que estão sendo celebrados os três heróis do sesquicentenàrio de nossa independência política: o Precursor, o Patriarca e o Príncipe.
Três iniciais com a letra que assinala os parâmetros da mesma equação emancipadora: iniciada numa forca e rematada num grito.
Este livro é um panorama das insurreições que marcaram a alvorada das soberanias do Novo Mundo, desde a Declaração da Independência dos Estados Unidos, cujo bicentenário se comemora a 4 de julho de 1976, aos mais distantes rincões em que frutificou a semente da liberdade, com suas características, seus mártires e seus heróis.
Válido como lição de grandeza de todos os povos libertos, torna-se leitura indispensável a todos os estudantes deste Continente, não só pela fonte de ensinamentos que revela, mas pelo valor literário que levou estadistas, pensadores e ensaístas da categoria de Artur Alessandri, Octávio Amadeo, Claude Bowers e Gregório Marañon a considerar Osvaldo Orico um estilista da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário